top of page

TIO CHAMOTE

Chamote é um processo milenar utilizado na fabricação de peças cerâmicas, consiste na reutilização de fragmentos de peças antigas, misturada ao barro natural “novo”, para confecção de novas peças dando-lhes resistência e durabilidade. Conceito transposto ao trabalho sonoro que o grupo faz com o ritmos regionais e seus temas autorais.

   

    Trio Chamote é o nome que batiza a união dos músicos: Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax). Esses reconhecidamente premiados com a bolsa de experimentação em artes do Instituto de Artes do Pará – IAP, com projetos pioneiros sobre instrumentos e ritmos regionais amazônicos.

   

    Com o grupo, começaram a desenvolver a junção dos seus estudos, na experimentação de um novo “sotaque” musical, mesclando as células musicais dos ritmos ancestrais amazônicos, incorporando elementos do rock dos anos 6o e do jazz. Utilizando uma inusitada estrutura instrumental: banjos (corda), flautas(sopros) e bateria (pau). Agregando elementos tecnológicos em suas gravações como forma de experimentar novas timbragens, bem como a confecção de uma bateria e de um banjo específicos para alcançar novos timbre acústicos na busca de uma nova linguagem sonora para a música amazônica.

O show é uma grande apresentação instrumental através de uma perspectiva refrescante e alegre com ritmos amazônicos.

Amazônia sonora

bottom of page